Instruções Pré-Internação - OncoPETscan - Tratamento e Diagnóstico por Imagem Molecular

Convênios

Conheça quais convênios e planos atendemos.

Saiba Mais

Instruções Pré-Internação

Iodoterapia para pacientes com câncer diferenciado de tireóide

A terapia com iodo radioativo (iodo-131) é recomendada porque a cirurgia de tireóide quase nunca remove todo o tecido tireoidiano. A radiação tem o objetivo de destruir as células residuais da tireóide, normais e anormais (cancerígenas). Isso aumenta a chance de cura e diminui a chance de recidiva do câncer.

Por que devo ser internado

A internação se faz necessária para evitar que outras pessoas sejam irradiadas desnecessariamente pela radiação emitida por você.

O tratamento

A dose de iodo radioativo é administrada via oral. Não há efeitos colaterais imediatos.

Outros medicamentos

Trazer os medicamentos de rotina somente para o período de internação. Os hormônios de tireóide só poderão ser tomados durante a internação se o seu tratamento for estimulado com Thyrogen.

Objetos de uso pessoal

Objetos de higiene como desodorante, pasta e escova de dente serão descartados após a alta.

Não trazer acessórios como relógio, pulseira, colar, brincos e anéis.

Trazer roupas confortáveis. Estas não precisam ser necessariamente descartadas. Consulte o físico médico ou o médico nuclear.

Para mulheres apenas: não usar absorvente interno.

Suíte terapêutica

Toda e qualquer superfície da suíte terapêutica que tiver contato com o seu corpo será revestida de plástico, incluindo maçanetas, puxadores, pisos, bancadas, telefone, controle remoto, vaso sanitário, etc. Isso facilitará a descontaminação do quarto depois da sua alta. Use luvas descartáveis se houver a necessidade de manusear objetos que não estejam revestidos.

O que esperar da internação

  • Será realizada monitoração diária dos níveis de radiação pelo físico/médico.
  • O(A) paciente não poderá sair do quarto ou receber visitas.
  • Não haverá higienização da suíte após administração do iodo-131.
  • Quando algum profissional bater à porta, o(a) paciente deverá se posicionar atrás do biombo blindado antes de autorizar a entrada deste.
  • As refeições serão trazidas ao quarto e colocadas junto à porta. Após a refeição, descarte as sobras de comida e bebida no vaso sanitário e dê 3 descargas consecutivas. Os pratos e talheres deverão ser descartados na caixa blindada orgânica.
  • A dieta pobre em iodo será reiniciada 1 hora após a administração do iodo-131 e deve ser continuada por mais 3 dias.
  • É importante aumentar a ingestão de líquidos nos primeiros 3 dias. Aconselha-se no mínimo 3,5 litros por dia. Acorde uma vez na primeira madrugada após o tratamento para não ficar sem ingerir líquidos por mais de 4 horas. Isso só é necessário na primeira noite após o tratamento.
  • Tomar banho pelo menos 1 vez ao dia. Não urine ao tomar banho. Ao terminar o banho, deixe o chuveiro ligado por mais 3 minutos para descontaminar o box.
  • Homens devem urinar sentados para evitar respingos e dar 3 descargas consecutivas.
  • Use lenços de papel ou papel higiênico para secreções como saliva, coriza e escarro. Descarte os papéis no vaso sanitário e dê 3 descargas consecutivas.
  • Em caso de vômito, use o vaso sanitário e dê 3 descargas consecutivas.
  • As roupas e toalhas sujas deverão ser colocadas em um saco plástico.

Alta hospitalar

O tempo de internação varia de 24 a 72 horas dependendo da dose administrada e do tempo de excreção fisiológica. Antes de ser liberado, todos os pertences do paciente serão monitorados. Em caso de contaminação eles serão retidos por um período para que ocorra o decaimento da radiação.

Diretor Técnico

Dr. Fábio Peroba Esteves
CRM 20571 - RQE 12003

Localização

OncoPETscan Tratamento e Diagnóstico por Imagem Molecular Ltda
Rua Sebastião Cruz, 90 - 2º  Andar
Jardim Blumenau - Blumenau/SC - CEP: 89010-340

2020 - © Todos os direitos reservados